quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DELEGADA MARTHA ROCHA - NÃO "BRINQUEM" COM ESSA MULHER

A Delegada Marta Rocha, Chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, tomou à frente na decisão de combater integrantes e núcleos das torcidas organizadas, que rotineiramente promovem badernas e atos criminosos em dias de jogos de futebol, nos arredores dos Estádios. Em poucos dias, assistimos à prática de dois crimes bárbaros. Torcedores de uma "Organizada do Flamengo" desceram de um ônibus e investiram contra um grupo de vascaínos, matando um deles com requintes de perversidade. A premeditação criminosa se caracteriza pelo uso de faca e arma de fogo em poder dos "torcedores". Dois deles estão presos, acusados de Homicídio, com agravante de não ter deixado chance de defesa para a vítima e por ter o crime sido cometido por motivo torpe.

No último domingo, duas dezenas de 'torcedores' de uma "organizada" do Fluminense, espancaram e roubaram dois torcedores do Vasco. A ação criminosa se deu entre duas estações ferroviárias, dentro de uma composição da SuperVia. A empresa acionou a Polícia que deteve os acusados na Estação do Engenho de Dentro. Os torcedores do Vasco que foram vítimas da agressão, são menores de idade e não integram torcida organizada. Socorridos e levados ao Hospital, passam bem. 

Já os agressores, dessa vez levaram a pior. Encaminhados à 24a. DP em Piedade, foram autuados  no mínimo por Roubo - Corrupção de menor - Lesão Corporal. Dessa vez, como em tantas outras, não houve assinatura de termos de compromisso ou deixar para depois. A prisão foi em flagrante e a Polícia e a Justiça endureceram, os acusados e presos foram para a Penitenciária em Bangu e, certamente passam muito mal.

Não há uma ponta de satisfação nesse registro. É duro constatar que gente tão jovem esteja assim contaminada pelo vírus da violência e da falta de respeito. Parece absurdo, inacreditável, mas, como diz a mãe de um deles  _"Saem de casa para Matar". Uma sociedade, essa sim, organizada e justa, não pode permitir isso. Quem age dessa forma tem de ser detido. Sinceramente, lamento pelos jovens, poderiam hoje estar no trabalho, na escola ou em suas casas, mas, estão no Presídio.

Quanto às famílias, imagino o que mães, pais, irmãos, outros familiares e amigos devem estar sofrendo. Infelizmente parece que nenhum desses conseguiu interferir na conduta dos jovens e lhes tirar desse péssimo caminho. Agora....

Fica ainda o registro de que, embora um pouco demorada, a nova forma de agir das autoridades é um sinal de alento. Quem sabe consigam devolver aos Estádios e seu entorno, a segurança que todos tem direito, e a beleza das cores, comemorações corretas, alegria e paixão, que só verdadeiros torcedores conseguem proporcionar.

Afastados e contidos os maus, quem sabe os bons voltem a lotar as arquibancadas.

Eu espero um dia, poder voltar à assistir um jogo no Engenhão ou no Maracanã. Por ora, espero para ver se a ação das autoridades vai se manter firme. Se assim for, eu volto a vestir a minha camisa do Flamengo, que faz muito tempo está guardada, cheirando à "naftalina" na gaveta.

LEIA + AQUI
Por essa eles não esperavam



Nenhum comentário: